Perspectivas em Segurança Pública - vol3

R$49,40 com Pix
Entregas para o CEP:

Sucesso! Você tem frete grátis Frete grátis a partir de Meios de envio

Os primeiro artigos deste livro tratam de educação/segurança. Discute-se a intolerância e a incompreensão de setores religiosos no sentido de proibir a discussão sobre gênero nas escolas, retirando a expressão gênero e diversidade sexual dos Planos de Educação; as implicações das políticas de controle das drogas e como a questão é tratada pelo sistema educacional capixaba; e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROED).

Logo seguem artigos de revisões bibliográficas. Uma análise dos efeitos da exposição de bebês e crianças a violências domésticas e sua interferência no desenvolvimento infantil; a identificação da escola como uma das instituições sociais que sofre, pratica e dissemina violências, um espaço onde as diferenças culturais, étnicas e religiosas se encontram e se confrontam; a problematização do efeito do desemprego e o número de jovens participando de crimes contra o patrimônio e dos crimes letais intencionais no Espírito Santo, estado historicamente caracterizado por altos índices de violência.
Outro artigo busca compreender o fenômeno dos homicídios na cidade de Vila Velha utilizando a metodologia, adaptada, do Departamento de Polícia de Nova Iorque.
A inexistência de estudos sobre os linchamentos motivou o artigo seguinte, buscando compreender a motivação para a prática dessa forma de violência.
O livro encerra com um estudo sobre o direito fundamental − aqueles delimitados no tempo e no espaço, reconhecidos por um sistema constitucional − à duração razoável da investigação preliminar e do processo como garantia de uma jurisdição acessível e eficaz.

Com base nesses diferentes e complexos estudos/pesquisas fomos tecendo esta obra que para nós fala de um esforço coletivo, de um compromisso ético-político e uma aposta comum nos direitos de todas as pessoas a uma vida bonita, que se afirme pela dignidade humana.
Fios tecidos por pesquisas que usam diferentes abordagens teóricas e evidenciam a abrangência e complexidade do campo da Segurança Pública que, nos contextos contemporâneos, vem ganhando novos e outros desenhos e abordagens temáticas. Pensando assim, usando essa rede de relações entre cotidianos de escolas, identidade de gênero, cidade, famílias, mulheres, infâncias, juventudes, entre tantos outros fios, protagonistas da vida cotidiana e os reconhecidos, movimentamos a escrita desta obra. Todos eles e elas deram um colorido especial às diversas problematizações suscitadas pelos fragmentos das pesquisas aqui apresentadas… Agradecemos às provocações e contribuições de todos e todas!